O que é DTM?
Existem diversos tipos de tratamentos para as Disfunções Temporomandibulares (DTM). Antes de instituir um determinado tratamento é preciso diagnosticar a causa para que os resultados não sejam imprevisíveis. Os exames clínicos e de imagem, tais como as radiografias panorâmicas, tomografias e ressonância magnéticas, são de extrema importância.
Pré-operatório
Uma vez determinada a necessidade de realizar a Cirurgia Ortognática, o paciente deverá passar em várias consultas conosco, a fim de determinar o que será executado. Em nossa clínica desenvolvemos um planejamento minucioso para a realização da Cirurgia Ortognática. Trata-se de um protocolo em diversas etapas, que incluem desde simulações em 2D personalizadas, moldagens e fotos padronizadas até planejamentos em 3D, nos quais os pacientes podem analisar e discutir, junto com a nossa equipe, o resultado cirúrgico que deseja obter. O bom relacionamento entre o paciente, o cirurgião e a equipe é essencial para que todas as dúvidas sejam esclarecidas e para que haja confiança em todas as partes do tratamento.
​Como parte da preparação para a cirurgia, o paciente deve realizar exames pré-operatórios (Rx de tórax, Eletrocardiograma, Hemograma), que serão avaliados pelo cirurgião e pelo médico anestesista da equipe.
Técnica cirúrgica
Utilizamos uma Técnica Minimamente Invasiva que consiste em realizar acessos cirúrgicos menores, com o descolamento cuidadoso dos tecidos e uso de instrumentais específicos que promovem um trauma cirúrgico menor. Todos os acessos são realizados por dentro da boca, portanto, não há cicatrizes. Essas abordagens fazem com que os pacientes tenham pós-operatórios melhores, com menos inchaço, menores chances de parestesia e uma recuperação mais rápida.

Dr. Gustavo Campolina
CRO-DF 8305
Formação Acadêmica:
-
Graduado em Odontologia pela Universidade Paulista – Unidade Brasília.
-
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela ABO-DF (2012).
-
Especialista em Implantodontia pela UNIP-DF (2010).
-
Especialista em Ortodontia pela HODOS – DF (2016).
-
Mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Leopoldo Mandic – Campinas, SP.
​
Aperfeiçoamentos:
-
Tratamento de DTM e Artroscopia.
-
Planejamento Virtual em Cirurgia Ortognática.
​
Atuação Profissional:
-
Instituto Campolina – Clínica Especializada em Odontologia Cirúrgica.
-
Cirurgião Bucomaxilofacial no Hospital Daher – Lago Sul.
-
Monitor de pós-graduação no curso de Cirurgia Oral pelo Instituto Aria.
Quem Somos

O Instituto Campolina de Cirurgia BucoMaxiloFacial, em Brasília, conta com uma equipe multidisciplinar para atendimento de casos de alta complexidade. Com profissionais especializados e sob a direção clínica do Dr. Gustavo Campolina, contamos ainda com tecnologia de ponta, que permite refinamento nos resultados pós-cirúrgicos com melhor recuperação de nossos pacientes.